Santa Catarina é considerado um dos melhores estados brasileiros para residir. Além disso, no estado, estão algumas das cidades mais seguras do Brasil, segundo dados nacional.
Portanto, um dos estados mais procurados para morar. Afinal, quem não procura um lugar que além de lazer, acesso à educação e saúde, também acha imprescindível a segurança para viver tranquilamente com a família?!
Sendo assim, a segurança é um fator necessário para uma vida de qualidade, por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais a segurança para viver em liberdade.
Santa Catarina é considerada um dos estados mais completos do Brasil, essa classificação se dá por conta das indústrias, centros comerciais e polos tecnológicos. Além disso, o estado possui muitos pontos turísticos.
As qualidades do estado são inúmeras, porém vale destacar a qualidade de vida. Presenciamos testemunhos de pessoas que chegam de outros estados com relatos de alto índice de violência.
Pessoas que relatam como suas vidas mudaram após migrarem para Santa Catarina. Descrevem a sensação de liberdade ao poder sair na rua com um bom celular, jóias, roupas ou acessórios de marca sem serem assediados. Até mesmo, estacionar um bom carro na rua ou parar em um semáforo com segurança.
Quando falamos em qualidade de vida, podemos incluir em primeiro lugar a segurança e a liberdade. Desfrutar de um belo passeio, desfrutar das paisagens da cidade, inclusive a noite. Se exercitar na orla da praia a qualquer hora do dia, são fatores essenciais para uma vida de qualidade.
Segundo dados da Policia Científica de SC:
“Santa Catarina tem a menor taxa de latrocínios do país e é o segundo com a menor taxa de homicídios, conforme dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. O documento leva em consideração os dados completos do ano passado e mostram a segurança do Estado.
O registro de latrocínios é de 0,25% para cada 100 mil habitantes, 0,9 pontos a menos que o Paraná, segundo colocado. Em comparação com os dados do Brasil, a diferença é de -62%. Assim como já ocorre em 2022, a taxa de homicídios registrou queda: SC é o segundo com o melhor índice, taxa de 8,3%.
Os homicídios tiveram queda de 7,5%, passando de 690 em 2020 para 638 no ano passado. Trata-se do menor número desde que o indicador passou a ser contabilizado, em 2008. Com isso, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de 9,5 para 8,8, a mais baixa do Sul do Brasil. O total de mortes violentas – que inclui também latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de ação policial – teve redução percentual ainda mais significativa: 8,9%”
A Polícia Militar de Santa Catarina realizou, no dia 29 de junho de 2022, a cerimônia de assunção do 31º Batalhão de Polícia Militar.
O novo Batalhão, com sede em Itapema, veio para trazer ainda mais segurança para a cidade. Além do novo batalhão sediado em Itapema, a cidade estará mais vigiada e mais segura com as 160 câmeras de videomonitoramento 24h por dia que foram intaladas. Elas estão espalhadas por vários pontos da cidade e identificam rostos e placas de veículos com um sistema integrado inteligente.
Sendo assim, esses recursos ajudarão na prevenção e repressão dos crimes. Inclusive passarão a ser útil para investigações da Polícia Civil.
0 comentários