O histórico de crescimento de Itapema não é atual, é um caminho que a cidade percorre a décadas, uma cidade que tem uma linda história de desenvolvimento para contar.

No século XVI foi marcada por ocupação indígena, que posteriormente passou pela colonização açoriana no século XVIII.

O visível crescimento demográfico e populacional inicia-se a partir do século XIX, quando recebe a chegada de imigrantes de origem alemã, italiana e espanhola, que se juntaram aos açorianos, desta forma tendo descendência europeia predominante.

A localidade era qualificada como arraial, até então, denominada Tapera que somente em 1912 passou a chamar-se Itapema.

No período de 1923 a 1925, Itapema era um distrito de Camboriú, porém com o visível destaque econômico, o processo democrático e de emancipação de Itapema deu-se início, e na data de 13 de janeiro de 1962 tornou-se um munícipio independente. No dia 31 de janeiro do mesmo ano foi eleito o primeiro prefeito da cidade de Itapema, Olegário Bernardes.

E nesse momento a expansão desacelerada de Itapema foi nítida, onde já se podia observar a ocupação da orla por turistas, a edificação de casas de veraneio, e o aquecimento da economia, principalmente no setor da construção civil, pois Itapema se tornou referência enquanto a espaço de lazer, sol e mar.

Hoje chegamos ao patamar de entrar no ranking NACIONAL de valorização. Em estudos e monitoramentos feitos pelo instituto Fipe Zap, na análise de variações que superaram a inflação acumulada pelo IPCA (segundo dados do IBGE) e das altas mais expressivas nos últimos meses encontra-se Itapema, que vem liderando o ranking com +24,68%, em seguida Itajaí (+23,49%) e na terceira posição fica Balneário Camboriú (22,80%).

O estado de Santa Catarina lidera o ranking de metro quadrado melhor pago na valorização imobiliária acima da média nacional- incluindo as capitais. Enquanto a média nacional ficou na casa dos 5%, cidades catarinenses valorizaram em 19% e Itapema se encontra entre elas.

Quando analisamos o IDH (índice de desenvolvimento humano), Itapema superou o índice   do próprio estado inteiro, sendo que SC ficou em 3º no ranking nacional. Segundo IBGE, os índices de desenvolvimento de Itapema são considerados altos e superam os índices estaduais. Em quanto SC apresenta um índice de desenvolvimento de 0,596 Itapema apresenta 0,687. Dentro desses índices são considerados desde a qualidade de vida, saneamento básico até a renda per capta da população.

Ter um imóvel em Itapema é uma excelente opção para quem deseja investir de forma assertiva, aumentar a rentabilidade e garantir qualidade de vida em um dos melhores municípios para se morar em Santa Catarina.

Agora que você conheceu um pouco sobre a história de Itapema e viu que seu desenvolvimento segue em ritmo sustentável, refletindo no âmbito imobiliário, procure-nos e faça um excelente negócio!

Categorias: Uncategorized

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *